A Importância da Estrutura do Site
A estrutura do site refere-se à organização e disposição das páginas e conteúdo do site. Ela define a hierarquia de informações dentro do site e serve como um mapa para os rastreadores dos motores de busca. Uma estrutura de site bem organizada facilita a navegação, melhora a experiência do usuário e ajuda os motores de busca, como o Google, a entender e indexar eficientemente o conteúdo do site.
A Estrutura do Site para a Usabilidade
A estrutura do seu site impacta significativamente a experiência dos seus visitantes. Se eles não conseguem encontrar os produtos e informações que estão procurando, provavelmente não se tornarão visitantes regulares ou clientes. Navegar deve ser fácil. Você precisa categorizar e linkar seus posts e produtos para que sejam fáceis de encontrar. Os novos visitantes devem ser capazes de entender instantaneamente sobre o que você está escrevendo ou vendendo.
A Estrutura do Site para SEO
Uma sólida estrutura de site melhora suas chances de classificação nos motores de busca. Existem três razões principais para isso:
a. Ajuda o Google a ‘entender’ seu site
A maneira como você estrutura seu site dará ao Google pistas vitais sobre onde encontrar o conteúdo mais valioso do seu site. Uma boa estrutura de site deve, portanto, levar a uma classificação mais alta no Google.
b. Previne que você compita consigo mesmo
Você deve deixar o Google saber qual página você acha mais importante. Você precisa de uma boa estrutura de linkagem interna e taxonomia para fazer isso, para que todas essas páginas possam trabalhar para você e não contra você.
c. Lida com mudanças em seu site
Os produtos que você vende em sua loja provavelmente evoluirão, assim como o conteúdo que você está escrevendo. Portanto, você precisa lidar com essas mudanças na estrutura do seu site.
Como Configurar a Estrutura do Seu Site
Vamos começar observando uma situação ideal: como você deve organizar seu site se estiver começando do zero? Acreditamos que um site bem organizado se parece com uma pirâmide com vários níveis:
- Página inicial
- Categorias (ou seções)
- Subcategorias (apenas para sites maiores)
- Páginas e posts individuais
Linkagem Interna Contextual
A estrutura do site é toda sobre agrupar e linkar o conteúdo do seu site. Para um link ser contextual, a página para a qual você está linkando deve ser relevante para alguém que está lendo a página atual.
Landing Pages
As Landing Pages são essenciais para um bom SEO e uma experiência de usuário eficaz. Elas oferecem um foco específico para os visitantes e podem ser otimizadas para palavras
Estruturação ideal do site Agora que já temos uma ideia mais clara sobre a importância da estrutura do site, tanto para a experiência do usuário quanto para o SEO, vamos nos aprofundar em como estabelecer uma estrutura de site ideal.
Imagine uma pirâmide, onde a página inicial está no topo, seguida por várias categorias ou seções. Cada uma dessas categorias pode ser dividida em subcategorias, especialmente se o site for grande. Por fim, temos páginas individuais e postagens de blog que se encaixam nessas subcategorias.
A página inicial, sendo o topo da pirâmide, deve atuar como um hub de navegação para seus visitantes, direcionando-os para as páginas mais importantes. Tenha cuidado para não vincular muitas páginas diretamente da página inicial, pois isso pode causar confusão.
Navegação Além de uma página inicial bem estruturada, é crucial criar um caminho de navegação claro em seu site. Isso envolve dois elementos principais: o menu e o breadcrumb.
O menu O menu do site é o auxiliar mais comum para a navegação em seu site. Ele ajuda os visitantes a entenderem a estrutura do seu site, por isso, as categorias principais devem ter um lugar no menu da sua página inicial.
Breadcrumb Adicionar breadcrumbs às suas páginas pode tornar a estrutura do seu site ainda mais clara. Breadcrumbs são links clicáveis, geralmente no topo de uma página ou postagem, que refletem a estrutura do seu site. Eles ajudam os visitantes a determinar onde estão no seu site.
Taxonomias WordPress usa as chamadas taxonomias para agrupar conteúdo; outros CMSs têm sistemas semelhantes. Você deve dividir as postagens ou produtos do seu site em várias categorias. Se essas categorias ficarem muito grandes, você deve dividir essas categorias em subcategorias para esclarecer as coisas novamente.
Linkagem interna contextual A estrutura do site trata de agrupar e vincular o conteúdo do seu site. Até agora, discutimos principalmente os chamados links de classificação: links na sua página inicial, navegação e taxonomias. Por outro lado, os links contextuais são links internos dentro do texto em suas páginas que se referem a outras páginas dentro do seu site.
Se você está lutando para estruturar seu site, não sabe qual a melhor estratégia para vincular uma postagem a outra, não se preocupe! Confira nosso treinamento em estrutura de site na 2P Propaganda. Em pouco tempo, você será capaz de melhorar suas classificações criando a melhor estrutura para o seu site!
Para mais informações sobre design e criação de sites, visite 2P Design. Juntos, podemos construir o melhor site para o seu negócio.