Lead é aquele potencial comprador que acessou a sua plataforma online, seja site ou qualquer outra, pela primeira vez, então dizemos que você captou um lead. Exemplificando, o lead é a pessoa que entra em uma loja virtual, adiciona um produto em um carrinho de compras, mas não paga um boleto. Ele seria um lead, pois está interessado no meu produto.
Ou seja, aquela pessoa que achou legal o seu produto e/ou serviço e disse, “bacana, me manda foto ou me fale mais”.
A forma como você direciona seus conteúdos para seus leads é fundamental para convertê-los em clientes fiéis. Por isso, há uma divisão para separar cada estágio dos leads, o que chamamos de “Funil de Vendas”, dividido em quente, morno e frio.
Entendemos um lead quente como aquele que comprou um produto da loja virtual, colocou no carrinho, gerou o boleto, mas não pagou. Ele está no momento em que queríamos e só falta um “empurrãozinho” para comprar.
Já um lead morno eu diria que é uma daquelas pessoas que sempre visita o seu site ou instagram, está sempre por ali vendo as novidades. Ele ainda não sabe qual promoção, mas se você mandar a correta, ele vai converter.
Por fim, um lead frio, que é aquele que em algum momento se interessou no seu produto ou serviço, mas por algum motivo perdeu a vontade de adquiri-lo.
E agora, como gerenciar os meus leads? Calma, a gente vai explicar e te ajudar com o seu negócio.